Blog Opimed

Setembro amarelo: a importância da audição para a saúde mental

Mais do que promover o acesso aos sons da vida através de aparelhos auditivos, acessórios e soluções cirúrgicas, buscamos melhorar consideravelmente a qualidade de vida e bem-estar dos nossos clientes identificando suas necessidades e dores. A perda auditiva, seja parcial ou total, pode trazer grandes complicações para a auto-estima e saúde mental de cada pessoa.

Por isso, no mês dedicado à visibilidade e conscientização da saúde mental, depressão e prevenção do suicídio, conhecido como Setembro Amarelo, compreendemos a importância de se discutir este tema de forma séria e com bastante atenção entre familiares, amigos e colegas de trabalho.

Agora, apresentamos uma curiosidade que poucas pessoas tem consciência: você sabia que existe uma relação direta entre saúde mental e audição?

Um estudo da Universidade Johns Hopkins (EUA), ao comparar indivíduos com perda auditiva e outros com audição normal, identificou que aquelas com perda auditiva não tratada apresentam 50% mais risco de desenvolver demência e 40% mais risco de terem depressão. A dificuldade em ouvir pode gerar isolamento social e afetar diretamente o bem-estar.

Se você escuta constantemente zumbidos ou tem dificuldades para escutar sons, falas, mesmo a curta distância, por exemplo, procure um otorrinolaringolista ou fonoaudiólogo, faça os exames necessários e procure um tratamento adequado. Cuidando da sua saúde auditiva, você vive melhor e mais feliz!

Para quais dúvidas sobre tratamentos auditivos, fale com a Central de Atendimento da Opimed pelo 0800-100-1989.

Sua próxima leitura: